sábado, 25 de fevereiro de 2012

HOMENS ESPIRITUAIS OU CARNAIS.

"Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis."
Gálatas 5:16-17

Homens Espirituais ou carnais
As obras da carne vão além dos desejos e impulsos relacionados ao corpo físico como a prostituição, bebedice etc. Na continuação do capítulo supracitado nós veremos Paulo relacionando vários pontos: “adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas”. Veja que vários itens estão relacionados a sentimentos e não só ao corpo físico, como a inimizade e a ira, sendo assim, podemos afirmar que obras da carne estão relacionadas aos desejos provenientes do homem decaído pelo pecado e que se vê como centro de todos os desejos, sendo sua vontade a força maior que determina suas atitudes e pensamentos.
Esta linha de pensamento ganhou força através da filosofia do século XV com o antropocentrismo (homem no centro do Universo). Sendo que hoje, o alerta de Paulo permanece mais vivo do que nunca para toda a igreja do Senhor Jesus.
Cristo já sabendo de tudo isso, nos alertava que deveríamos nascer de novo, (João 3:3) pois quem é nascidos da carne pratica as obras da carne, e que é nascido do espirito pratica as obras do espirito. Paulo alertava a igreja em Gálatas que deveriam praticar as obras do espirito, sendo eles pessoas que já haviam se convertido aos ensinamentos de Jesus Cristo, sabendo assim que mesmo alguém nascido do Espirito de Deus, deve estar atento para não cair nestas tentações.
Paulo nos ensina muito além neste capítulo, nos revela a luta constante que há entra os desejos da carne e do espirito. Nossa carne, ou seja, nossa alma, nossos desejos humanos lutam constantemente contra os desejos do espirito. Quando nascemos pelo Espirito Santo através da fé em Cristo Jesus, recebemos o Espirito de Santo em nós, neste momento Ele inicia um trabalho de purificação em nossas vidas, devendo o novo cristão morrer para as coisas do mundo e viver para as coisas espirituais, sendo transformado a cada dia, deixando as coisas velhas (obras da carne) e recebendo as coisas novas (obras do Espirito), assim como Paulo ensina de como devemos ouvir a voz do Espirito Santos para não mais fazermos a vontade de nosso ego e sim a vontade do Espirito para que Cristo cresça em nós e nossas vontades diminuam (joão 3:30).
Esteja atento e queira isso para sua vida. Nossa melhor escolha é deixar Deus escolher por nós, permita o agir do Espirito Santo e veja as obras do espirito serem fortalecidas em sua vida.

Nenhum comentário: