domingo, 10 de junho de 2012

ATRAVESSANDO O JORDÃO

Em determinado ponto de nossas vidas somos levados às portas das promessas de Deus, neste ponto, somos confrontados a entender, quais terras iremos habitar no reino da promessa. Dentro destas terras, quatro delas se destacam para entendermos o projeto do Senhor em nossas vidas, as terras de Manassés, Benjamim, Efraim e Judá.
As primeiras terras, de Manassés, representa a chegada na promessa, o início da conquista, e de grandes terras pois eram as maiores de Israel, entretanto, apenas o início, vale lembrar que metade desta tribo não atravessa o Jordão, e que o nome desta tribo significa feito para esquecer, ou seja, são terras feitas para esquecer as promessas de Deus.
Então entenda, devemos atravessar o Jordão, mas esta travessia é apenas o início, da vitória.
Segundas terras, Tribo de Benjamim, que significa filho predileto ou da felicidade. Benjamim nasce e sua mãe Raquel morre no parto, e Jacó trata este filho com mimos de um filho favorito, todavia, sabemos que mimos provoca má formação de caráter.
Destas terras veio o primeiro rei de Israel que abandonou os caminhos do Senhor e perdeu a promessa. Sendo assim, as terras de Benjamim são terras perigosas onde alcançamos as primeiras grandes vitórias, foi onde houve a desobediência após a primeira conquista de Israel em Jericó. (Josué-7)
O próximo ponto são as terras de Efraim conhecida posteriormente por Samaria. Foi quando Israel conquistou Ai. Efraim significa terra fértil, prospera, e as terras de Efraim são ricas entretanto perigosas, feitas para desviar do proposito de Deus, o livro de Amós fala destas terras luxuosas e cheias de pecado que provocaram a ira do Senhor (Amós 6). Não fomos chamados para fazer morada nestas terras, ficar nestas terras é trocar as promessas de Deus por riquezas terrenas.
As próximas terras conquistadas são de Judá (na vitória contra cincoreis-Josué:10), aqui chegamos nas terras que Deus quer nos entregar, de Judá sai Davi e Salomão, os maiores reis de Israel, desta linhagem surge Jesus o rei dos reis, nosso alvo, e especialmente, nesta terra Calebe conquista a promessa de Deus.
40 anos antes Josué e Calebe entraram em Canaã e viram as maravilhas daquele local, creram nas promessas de Deus e que poderiam vencer os gigantes que ali habitavam, diante disto, sobreviveram ao deserto, e Calebe revindica a posse das terras prometidas a ele por Mouses, Hebrom. (Números 13:30)
Também era em Hebrom as pastagens de Abraão, após a separação com Ló onde Deus lhe mostra como promessa para sua descendência, (Gênesis 13:14-18) ou seja, Hebrom, terra de gigantes, local que esta um pouco depois do Jordão é que é nossa promessa. Vamos atravessar o rio, também não nos conformemos com as terras de Benjamim, para morrermos espiritualmente, tampouco sejamos iludidos pelas riquezas das terras de Efraim, pois estas riquezas são ilusórias e desviam o foco da promessa.
Nosso alvo é Judá, mais que isso, nosso alvo é Hebrom, terra de gigantes, porem terra de grandes conquistas, de promessa, de vitória com Deus.

Um comentário:

Admin disse...

O Senhor falou fortemente comigo nesta mensagem. Pronto para tomar uma decisão importante em minha vida, o Espirito Santo me leva a passear nesta revelação para entender qual era o projeto de Deus para minha vida. HEBROM.............